Configurar o GVT VOX IP no Asterisk é tão simples quanto adicionar um novo peer SIP no seu servidor. Mas apesar de toda simplicidade seguem algumas dicas que podem ser muito úteis para que o serviço funcione de forma adequada.
Problema 1: ligações eventualmente são encerradas de forma abrupta

Para resolver essa questão, segundo a equipe técnica da GVT, “era preciso que o Asterisk, após o Trying, respondesse 180 Ringing ou 183 Session Progress. Sem isso a central não repassava a informação as operadoras que originaram a chamada temporizando assim a ligação.”

Para ativar tais sinalizações abra o arquivo sip.conf e adicione/ajuste os seguintes parâmetros:

progressinband=yes
prematuremedia=no

Desde que tais parâmetros foram setados não houve mais ocorrências do problema, o que é um bom sinal. Como isso ocorria de forma aleatória, se o problema persistir eu atualizarei esse post com a informação.

Problema 2: chamadas que ficam mudas ao serem atendidas

Uma situação muito estranha do GVT VOX IP é que algumas ligações geradas fazem com que o usuário seja “direcionado” para o Music on hold (mesmo com a opção de forçar o ring ativada – parâmetro r do comando Dial) o que faz com que o mesmo acredite ter discado para seu próprio PBXIP. Tais ligações quando atendidas ficam mudas.

A solução desse problema foi dada pelo Anderson Eckhardt na lista AsteriskBrasil.

Segue a explicação do Anderson sobre o problema:

“Sobre a música em espera, também estou passando por isso com diversas versões do Asterisk(1.4/1.6/1.8), até o momento não tenho solução, e forçar o ring me agrada! No entanto observei que este fato ocorre somente com números portados. Se analisar os pacotes nestas chamadas, com alguma ferramenta de rede wireshark/tcpdump, vai notar o erro nas informações/portas SDP(parâmetro acima), e também podemos ver q existe um outro tipo de consulta/tráfego para estes casos, sendo neste momento que a chamada entra em espera, e por isso a música…”

Para resolver essa situação foi necessário editar o arquivo sip.conf e adicionar o seguinte parâmetro a configuração do SIP da GVT:

ignoresdpversion=yes

Tal configuração não solucionou a questão do Music on hold, mas possibilitou que as ligações funcionassem corretamente (agora quando as mesmas são atendidas não ficam mais mudas). Ainda é aguardada a posição/solução oficial da GVT sobre esse problema, e quando a mesma for enviada será publicada neste post.

Tem mais ?

Por enquanto é isso que posso relatar…

Na minha opinião é uma falha grave da GVT não repassar essas informações quando o serviço é instalado, já que encontrei várias pessoas reclamando dos mesmos problemas. No entanto, como o VOX IP é relativamente novo e normalmente a GVT presta um excelente serviço acho que vale dar um voto de confiança para a operadora.

Se você conhecer outras dicas relacionadas ao GVT Vox IP não deixe de compartilhá-las nos comentários do post.

GVT VOX IP com Asterisk (dicas)
  • O seguinte comentário foi deixado aqui no blog e acabei apagando o mesmo sem querer na hora de aprová-lo:<br /><br />&quot;Olá, estou com um problema chato demais… Já tentei essa solução incluindo as opções acima no sip_aditional.conf do Elastix mas as ligações feitas a partir de um celular para meu numero VONO, em 90% dos casos são desconectadas em exatos 60 segundos. Não sei o que fazer. Se

  • Respondendo ao comentário:<br /><br />veja bem, Vox IP e Vono são serviços bem diferentes. <br /><br />Aconselho você a contatar a Vono para tentar resolver a situação.<br /><br />[]s

  • Olá!<br />Em contato com a GVT a mesma informou que VOX IP não é comercializado mais. No lugar entrou o VONO.<br />Já tentei contato por mais de 5x mas eles &quot;não dão suporte a Asterisk, só a ATA&quot;.<br />Vou ver se plugo um ATA e o problema ocorre co ele tb.<br />Tks.

  • O Vono é voltado mais para uso doméstico e é mais simples.<br /><br />O Vox IP é o link SIP empresarial (que substitui o link E1). Não faz sentido algum cancelarem ele. Eles instalam até um roteador próprio com link dedicado no cliente para trafegar a voz.<br /><br />São 2 nichos diferentes. Melhor te informar direto na GVT, pq até os consultores empresariais da operadora normalmente desconhecem

  • Anonymous

    Hehehe, percebi isso.<br />Parece que o pessoal desconhece a informação de que o VONO não substitui o VOX IP. Consegui o contato de um Gerente de Contas que cuida de governo e atende o departamento onde trabalho… em breve terei as informações sobre o VOX IP.<br />Valeu pelas informações, já ia desistir!

  • Anonymous

    Olá Marcelo;<br /><br />Sabe me informar se o VOX IP dispensa o uso de uma placa E1 ?

  • Sim,<br /><br />você entroca o Asterisk com a GVT via SIP.<br /><br />[]s

    • Srs… Estou com um problema parecido e que não estamos conseguindo solução.<br /><br />* Servidor Elastix + GVT (SP) + Caller ID.<br /><br />Pois bem, já testamos com 3 modelos de placas diferentes, mas a função de Caller ID de chamadas entrantes NÃO FUNCIONA. <br />Alguém sabe de algo se funciona esse serviço no Elastix com a Operadora GVT? Se sim, pode nos ajudar?<br /><br />Muito Obrigado.

    • Caller ID: Unknown + Elastix + GVT<br /><br />Bom dia Srs,<br />Estou com um problema que não estou conseguindo resolver a algumas semanas. Tentei 3 placas diferentes e várias configurações diferentes e não funciona. Alguém sabe se a GVT tem alguma particularidade para ser configurada ou não funciona mesmo?<br /><br />Muito Obrigado.

    • Wilson Junior

      Estou com um problema parecido, só que no meu caso são com chamadas saintes. Posso definir qualquer callerid que no destino sempre chega o callerid do meu tronco. gostaria de usar diferentes callerid, como podemos fazer isso?<br /><br />Uso uma plataforma de proxy+roteamento de chamadas proprietárias usando um gateway asterisk conectado a um VoxIP.<br /><br />Obrigado.<br /><br />

    • Wilson,<br /><br />você deve estar utilizando o fromuser= no seu sip.conf, o que causa tal situação.<br /><br />Remova o fromuser e passe a usar somente user.<br /><br />[]

  • Olá.<br /><br />Supondo que o contexto de entrada da GVT seja o [from-pstn], coloque a seguinte linha no mesmo para verificar o que você está recebendo da GVT:<br /><br /><br />exten =&gt; _X.,1,NoOp(CALLERID:${CALLERID(all)})<br /><br />[]s

  • Anonymous

    Qual ip de autenticação do servidor voxip?<br />estou colocando minha central com ip valido direto por fora do roteador da operadora.

  • Este comentário foi removido pelo autor.

  • Ao assinar o serviço VoxIP a operadora coloca um roteador com link específico para tal finalidade e você deverá conectar seu servidor a este equipamento (motivo pelo qual precisará de mais de uma placa de rede no servidor).<br /><br />O IP é um IP da rede interna deles (10.X.X.X).<br /><br />[]s

  • Galera, seguinte: estou com um problema parecido com algo relatado aqui, mesmo definindo qualquer callerid para sair, sempre sai o callerid do meu número tronco. alguem tem alguma Dica?<br /><br />(VOXIP+Asterisk)

    • Olá,<br /><br />você deve estar utilizando o fromuser= no seu sip.conf, o que causa tal situação.<br /><br />Remova o fromuser e passe a usar somente user.<br /><br />[]

  • Você já verificou com a GVT se não é um problema deles?<br /><br />[]s

  • Olá <br />pessoal<br /><br />estou com problema serio com o voxip da gvt, varias ligações que eu envio completa e a pessoa do outro lado me escuta porem para mim fica mudo, já criei rota para os ips da rede da gvt que são varias mesmo assim perciste o problema, alguem já passou por este problema e conseguiu solucionar?<br /><br />grato,<br />Marcelo

  • Anonymous

    Referente ao comentário:<br /><br />O seguinte comentário foi deixado aqui no blog e acabei apagando o mesmo sem querer na hora de aprová-lo:<br /><br />&quot;Olá, estou com um problema chato demais… Já tentei essa solução incluindo as opções acima no sip_aditional.conf do Elastix mas as ligações feitas a partir de um celular para meu numero VONO, em 90% dos casos são desconectadas em exatos 60

  • Olá, já roteei 10.128.0.0 mas ainda assim em muitas das chamadas fica mudo para mim. Também tive que habilitar o NAT senão a chamada volta a tocar mesmo que o destino já tenha desligado…. coisa de louco meu!!!!

    • Olá.<br /><br />Se não colide com tua rede tenta então rotear o 10.0.0.0/8 e depois posta do resultado.<br /><br />[]s

  • Se algume tiver interesse em contratar VOXIP sou canal de negócios da GVT e posso auxiliar quem tiver interesse. Também sou técnico então fica mais fácil esclarecer dúvidas do serviço… Abçs

    • O ideal é que a GVT oferecesse uma documentação básica para quem contrata o serviço.<br /><br />É lamentável que ainda hoje, depois de tantos anos vendendo o serviço, eles ainda não tenham um documento para entregar para o cliente com as informações necessárias.<br /><br />[]s

  • Pingback: Ainda sobre o VOX IP da GVT | Mundo Open Source()

  • Cristiano

    Boa tarde, estou com um problema no vox ip da GVT, configurei o sip.conf com os parametros que você informa no blog, entretanto recebo a seguinte mensagem de erro:

    failed to authenticate on invite

    Tem algo que eu possa fazer?

    • Oi Cristiano.

      Se possível envie para meu e-mail o seu sip.conf (remova o usuário e senha da GVT), bem como os dados da rede onde o Asterisk está rodando (a saída dos comandos “ip a” e “ip r” são suficientes).

      Você já consultou o segundo post sobre VoxIP aqui do blog?

      []s

  • Carlos Diego Russo Medeiros

    Olá Marcelo, tudo bem?
    Conseguiu resolver o problema de vir o MusicOnHold ao invés da sinalização de ring?
    Estou com o mesmo problema, coloquei o ignoresdpversion=yes e até consigo falar com o destino depois de alguns segundos de atendimento, mas fica aquela senção do MusicOnHold atender antes.

    • Sim Carlos,

      o mesmo foi corrigido.

      Verifique também meu outro post sobre VoxIP que tem aqui no blog.

      []s

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