Configurar o GVT VOX IP no Asterisk é tão simples quanto adicionar um novo peer SIP no seu servidor. Mas apesar de toda simplicidade seguem algumas dicas que podem ser muito úteis para que o serviço funcione de forma adequada.
Problema 1: ligações eventualmente são encerradas de forma abrupta

Para resolver essa questão, segundo a equipe técnica da GVT, “era preciso que o Asterisk, após o Trying, respondesse 180 Ringing ou 183 Session Progress. Sem isso a central não repassava a informação as operadoras que originaram a chamada temporizando assim a ligação.”

Para ativar tais sinalizações abra o arquivo sip.conf e adicione/ajuste os seguintes parâmetros:

progressinband=yes
prematuremedia=no

Desde que tais parâmetros foram setados não houve mais ocorrências do problema, o que é um bom sinal. Como isso ocorria de forma aleatória, se o problema persistir eu atualizarei esse post com a informação.

Problema 2: chamadas que ficam mudas ao serem atendidas

Uma situação muito estranha do GVT VOX IP é que algumas ligações geradas fazem com que o usuário seja “direcionado” para o Music on hold (mesmo com a opção de forçar o ring ativada – parâmetro r do comando Dial) o que faz com que o mesmo acredite ter discado para seu próprio PBXIP. Tais ligações quando atendidas ficam mudas.

A solução desse problema foi dada pelo Anderson Eckhardt na lista AsteriskBrasil.

Segue a explicação do Anderson sobre o problema:

“Sobre a música em espera, também estou passando por isso com diversas versões do Asterisk(1.4/1.6/1.8), até o momento não tenho solução, e forçar o ring me agrada! No entanto observei que este fato ocorre somente com números portados. Se analisar os pacotes nestas chamadas, com alguma ferramenta de rede wireshark/tcpdump, vai notar o erro nas informações/portas SDP(parâmetro acima), e também podemos ver q existe um outro tipo de consulta/tráfego para estes casos, sendo neste momento que a chamada entra em espera, e por isso a música…”

Para resolver essa situação foi necessário editar o arquivo sip.conf e adicionar o seguinte parâmetro a configuração do SIP da GVT:

ignoresdpversion=yes

Tal configuração não solucionou a questão do Music on hold, mas possibilitou que as ligações funcionassem corretamente (agora quando as mesmas são atendidas não ficam mais mudas). Ainda é aguardada a posição/solução oficial da GVT sobre esse problema, e quando a mesma for enviada será publicada neste post.

Tem mais ?

Por enquanto é isso que posso relatar…

Na minha opinião é uma falha grave da GVT não repassar essas informações quando o serviço é instalado, já que encontrei várias pessoas reclamando dos mesmos problemas. No entanto, como o VOX IP é relativamente novo e normalmente a GVT presta um excelente serviço acho que vale dar um voto de confiança para a operadora.

Se você conhecer outras dicas relacionadas ao GVT Vox IP não deixe de compartilhá-las nos comentários do post.

GVT VOX IP com Asterisk (dicas)
Social Media Integration by Acurax Wordpress Developers
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto:
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterVisit Us On Google PlusVisit Us On LinkedinCheck Our Feed