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Um recurso que eu acredito que pode melhorar muito a experiência do usuário é a possibilidade de interagir com o sistema de telefonia (Asterisk) através do seu cliente de mensagem instantânea (IM).

Como eu estou sempre online, e constantemente estou utilizando meu cliente de IM para interagir com outros usuários ou clientes, porque eu não posso fazer uso do mesmo para controlar meu ramal telefônico?

Pensando nisso, criei uma outra PoC, chamada XyBot, que consiste de um bot XMPP que conecta-se em uma sala de conferência (MUC) e permite aos usuários interagirem com o Asterisk. Você pode usá-lo para efetuar chamadas, enviar SMS ou até mesmo para entrar e sair de filas (estes são alguns dos plugins já disponíveis). De fato, você pode usá-lo para o que você quiser, pois o XyBot usa o sistema de plugins Yapsy do Python para prover uma estrutura de plugins, e isso torna simples a criação de novos recursos.

Além disso, o XyBot tem agentes de monitoramento que permitem aos SysAdmins monitorar os recursos de seus sistemas. Você irá encontrar alguns exemplos que monitoram o status de peers IAX e SIP, o status do processo Asterisk e o tempo médio de espera em uma fila. Esses agentes enviam mensagens quando algo inesperado acontece (ex: o processo do Asterisk para, o tempo médio de espera na fila excede os 30 segundos).

Se você quiser utilizar o projeto, você pode baixá-lo no GitHub. No repositório você irá encontrar mais documentação sobre o mesmo. E, se você quiser testá-lo, basta acessar a sala de conferência site@conference.jabber.mundoopensource.com.br.

Dúvidas e sugestões são bem vindas. Por favor deixe seus comentários ou envie um e-mail para mhterres at mundoopensource.com.br.

Até mais.

github

XyBot – um bot XMPP que permite aos usuários interagirem com o Asterisk
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