zimbra-logo-color-282

Neste artigo falaremos sobre o servidor de e-mail colaborativo Zimbra.

O Zimbra, que atualmente pertence a Synacor, possui duas versões: Open Source e Network Edition, esta última paga e atualmente na versão 8.6.0 (já existe um release candidate para versão 8.7.0).

Aqui iremos tratar da versão Open Source, que é gratuita, porém não possui suporte da equipe de desenvolvimento e possui algumas limitações frente à versão Network Edition.

O Zimbra nasceu para ser uma alternativa ao Microsoft Exchange. Em meio a tantos servidores de correio e webmails open source disponíveis, faltava ainda uma solução integrada, colaborativa, e que fosse simples de ser mantida e atualizada, e foi esse nicho de mercado que o Zimbra se propôs a atender.

img1

De fato, o Zimbra é uma suíte de colaboração (groupware) baseado na web, desenvolvido com software livre e que reúne funções de correio eletrônico, catálogo de endereços, tarefas, agenda colaborativa, porta arquivos, recursos de reunião, dentre outros.

Com uma interface web dinâmica e moderna, o Zimbra oferece a experiência com e-mail e colaboração mais inovadora atualmente. Ele conecta seus usuários às informações em suas nuvens pessoais e possui um webmail extremamente completo, que não fica nada a dever frente aos seus concorrentes Microsoft Exchange e Office365.

img2

Além disso, ele está disponível através de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, sincronizando suas informações instantaneamente em cada lugar que você esteja conectado, mantendo a compatibilidade com todos os clientes de e-mail.

img4

Sua caixa de e-mail conta com um filtro anti-spam e proteção contra vírus de alto nível, tornando-a mais objetiva e segura.

E, mesmo sendo uma ferramenta tão poderosa e com tantos recursos disponíveis, o Zimbra (Network Edition), ainda é a solução com o melhor custo benefício do mercado, se comparado com os seus principais concorrentes como o Google Apps, Microsoft Exchange e Office365.

Zimlets

Outro grande diferencial do Zimbra são os chamados Zimlets. Os Zimlets são aplicativos complementares que aumentam a funcionalidade do seu e-mail. Quando um Zimlet é adicionado, você pode observar as informações e interagir com o aplicativo de terceiros pelas suas mensagens de e-mail (webmail).

Existem alguns Zimlets incluídos no cliente web Zimbra como padrão, tais como: Anexar Contatos (Anexa contatos ao escrever um e-mail), Telefone (Realça números de telefone para ativar chamadas no Skype), Google Tradutor, etc. Existem também aqueles desenvolvidos pela comunidade, como o caso do Asterisk PBX Integration, que podem ser baixados no site oficial Zimbra Gallery.

img3

A versão Open Source

A versão Open Source oferece uma suíte de colaboração bastante inteligente e funcional, que atende um seguimento de pequenas e médias empresas, porém como já mencionado, essa versão não possui alguns recursos importantes, como backup e recuperação de desastres. Tais ferramentas, quando disponibilizadas pela comunidade, normalmente são baseadas em scripts (zmbkpose), não possuem gerenciamento de storages (HSM) e integração total com mobile, por exemplo. Com isso, muitas vezes o administrador de redes precisa recorrer a ferramentas não oficiais ou formas manuais e trabalhosas para gerir o seu ambiente de e-mail.

zextras_name

Surge então o ZeXtras

A Suíte de ferramentas ZeXtras é uma extensão modular para o Zimbra Collaboration, um add-on que melhora e expande a solução de e-mail colaborativa Zimbra.

Ele se integra perfeitamente com o núcleo do sistema e com a interface de usuário Zimbra, oferecendo a melhor experiência. Tudo isso a um preço muito competitivo mediante uma sistema de licenciamento flexível que satisfaz as mais diversas necessidades.

O mesmo inclui ferramentas como: backup em tempo real, sincronização com dispositivos móveis, delegação de administração de usuários administradores, gerenciamento de armazenamento, migração Zimbra para Zimbra e chat com video, que é o diferencial a ser tratado neste artigo.

ZeXtras Chat

A solução de mensagens e videochamadas para o Zimbra chama-se ZeXtras Chat. Ela oferece recursos integrados que permitem aos usuários se comunicarem entre si através de texto e vídeo. O módulo tem sido desenvolvido para garantir a máxima integração possível com o servidor e ele encontra-se incluso no ZeXtras Suite de maneira gratuita.

Graças ao Zimlet ZxChat os usuários podem se comunicar através do próprio cliente web Zimbra. Além disso, qualquer cliente mobile ou desktop com suporte a XMPP pode ser utilizado, permitindo que você use seu cliente IM favorito. Para maiores informações visite a página ZeXtras Chat XMPP.

O módulo de chat possui as funcionalidades básicas de um cliente de IM, como o gerenciamento de lista de contatos, histórico de chat, gerenciamento de presença e emoticons (cortesia da EmojiOne).

Videochamadas com ZeXtras Chat

A partir da versao 2.0 de ZeXtras Suíte, o módulo ZxChat passou a incluir a função de videochamada que permite aos usuários se comunicarem entre si mediante o uso de webcam e microfone (além, é claro, das mensagens de texto).

O novo recurso baseia-se na tecnologia WebRTC e não requer nenhum plugin específico ou proprietário; funciona diretamente sem necessidade de configuração adicional e é acessível a partir da janela de chat do ZeXtras Chat.

img5

Compatibilidade com navegadores

O WebRTC é suportado nativamente pelos seguintes navegadores: Google Chrome 23+, Mozilla Firefox 22+, Opera 18+ e Microsoft Edge.

Deixando de lado o Opera, que não é nem sequer suportado pelo Zimbra, os navegadores mais indicados são o Google Chrome e o Mozilla Firefox. Há também uma ferramenta oficial de teste para verificar se o seu navegador é compatível com WebRTC.

WebRTC

O WebRTC é um protocolo peer to peer (p2p), o que significa que ambas as partes devem ser capazes de se conectarem entre si para estabelecerem uma comunicação bem sucedida. Para isso, o ZeXtras Chat usa um server STUN dedicado provido pela Google e pela fundação Mozilla para direcionar chamadas, mas, no futuro, será incluído um servidor TURN no ZeXtras Suíte para atuar como fallback. Além disso, apartir da versão 1.35, você pode configurar o zimlet Zextras Chat para usar um servidor TURN de terceiros.

img6

Finalizando

Mesmo utilizando-se a versão Open Source com o ZeXtras Suite podemos aumentar as funcionalidades do Zimbra, transformando-o numa ferramenta ainda mais poderosa para o usuário final. Experimente o trial de 30 dias e tire suas próprias conclusões. A instalação é muito simples, fácil e rápida. Caso queira mais informações sobre a mesma, acesse aqui.

Autor: Wagner Farias Souza

Revisão: Marcelo Hartmann Terres

[contrib] ZeXtras Chat – chat e vídeo no Zimbra Open Edition com o ZeXtras Suite
Classificado como:                
Animated Social Media Icons by Acurax Responsive Web Designing Company
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: