Sempre posto no blog falando de clientes XMPP. Para variar um pouco resolvi redigir esse post indicando dois cliente SIP que, na minha opinião, merecem ser testados. Ambos são projetos Open Source que implementam uma gama de recursos bastante interessante.


Um deles é o Blink que tem um visual bem bacana e parece ser bastante estável. Com bons recursos de áudio, a versão para MacOSX (que é bem mais completa que a versão para Linux, baseada em Qt) implementa Desktop Sharing, SMS, chat entre outra coisas. Leia mais sobre os recursos do Blink aqui.


O outro software é o SIP Communicator, que ainda está em estágio alpha, mesmo depois de mais de 2 anos de desenvolvimento. A vantagem do SIP Communicator é que além de ser um simples cliente SIP, ele também é um cliente XMPP e IM genérico (ICQ, MSN, etc…) com recursos de vídeo e com futuro suporte ao Jingle Nodes. A desvantagem clara é que o mesmo, por ser uma versão alpha, não deve ser usado em ambientes de produção. Isso não chega a ser um grande problema, já que a versão 1.0 deve ser lançada ainda no primeiro semestre de 2011. Veja o roadmap aqui.

Por estar mais ligado à comunidade e por adicionar mais recursos de comunicação, o SIP Communicator para mim é a melhor escolha, mas isso é algo que deve ser julgado por cada usuário. Saiba mais sobre os recursos do SIP Communicator aqui.


Bom, mas para testar os softwares indicados você precisa de uma conta SIP. Caso você não possua uma, recomendo que acesse o site sip2sip. O sip2sip é mantido pela AG Projects (desenvolvedora do Blink) e lá você poderá criar sua conta sip gratuita para usar nos clientes acima.

Divirta-se!

Leia também:

Clientes SIP que merecem ser testados
  • Olá Marcelo!<br /><br />Cheguei ao seu site procurando alternativas ao Skype, já que a Microsoft o comprou. As informações aqui já foram bastante úteis, pois conheci o Sip2sip e o seu cliente, o Blink. Mas queria perguntar umas coisas, se você souber ajudará bastante!<br /><br />Bom, o Blink só tem pacotes .deb, então pude testá-lo no Linux Mint Debian, mas no Mandriva, minha distro principal,

  • Tchê,<br /><br />uso Debian/Ubuntu no meu dia a dia. Se fosse o inverso talvez conseguisse te ajudar mais, mas nesse caso fico devendo.<br /><br />Um abraço.

Floating Social Media Icons by Acurax Wordpress Designers
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: