Um pouco diferente do que dos outros posts desse blog, onde normalmente eu costumo postar dicas e notícias, esse tem o objetivo de solicitar a ajuda de meus leitores.

Estou com um problema estranho no Postfix (versão 2.2.10 + VDA patch). Com o uso desse patch todo o sistema de quotas funciona perfeitamente (há uns 2 anos pra ser preciso). Acontece que agora preciso configurar o postfix para dar bounce nos e-mails enviados quando o destinatário estiver com over quota (ao invés de manter os mesmos na fila pra tentar realizar a entrega), e parece que o patch nesse ponto está com algum problema.

Exemplificando:

Usando o parâmetro virtual_overquota_bounce = no (default do postfix)

Se envio uma mensagem de marcelo@dominio1.com.br para marcelo@dominio2.com.br encontro nos logs do servidor do dominio2 (onde está meu Postfix) a seguinte informação:

Aug 13 16:11:57 mail postfix/virtual[25327]: A992B5E478E: to=<marcelo@dominio2.com.br>, relay=virtual, delay=1, status=deferred (maildir delivery failed: Sorry, the user’s maildir has overdrawn his diskspace quota, please try again later.)

Sendo que a mensagem continua na fila para entrega:

mailq | grep -i -A 2 A992B5E478E
A992B5E478E 3464 Thu Aug 13 16:11:56 MAILER-DAEMON
(maildir delivery failed: Sorry, the user’s maildir has overdrawn his diskspace quota, please try again later.)

Perfeito: como esperado a mensagem continua na fila para entrega, até que seja descartada pelo tempo máximo.

Usando o parâmetro virtual_overquota_bounce = yes

No caso do mesmo e-mail enviado acima, encontro nos logs a seguinte informação:

Aug 13 16:14:27 mail postfix/virtual[28430]: B6FD45E4799: to=<marcelo@dominio2.com.br>, relay=virtual, delay=1, status=bounced (maildir delivery failed: Sorry, the user’s maildir has overdrawn his diskspace quota, please try again later.)

É possível ver que o status mudou de deferred para bounced, sendo que a mensagem não fica mais na fila, como esperado:

mailq | grep -i -A 2 A992B5E478E

Infelizmente, apesar dos logs reportarem que o status foi bounced, o bounce não chega para o remetente (marcelo@dominio1.com.br). Além disso, nada mais é encontrado nos logs, a não ser a mensagem de que o e-mail de queue id A992B5E478E foi removido da fila.

Conclusão

Apesar dos logs estarem reportando a mudança do status, aparentemente o postfix nada faz com a mensagem, simplesmente removendo-a da fila. Poderia ser um erro de configuração (eu não consegui identificar o que pode estar errado e nem onde), mas também desconfio de que possa ser um erro no postfix+patch, pois as versões de ambos são bastante antigas.

Alguém tem alguma idéia do que pode estar errado ?

PS: assim que descobrir o problema e a solução posto aqui no blog. 😉
Postfix + VDA Patch – problemas no envio de bounces por over quota
Animated Social Media Icons by Acurax Responsive Web Designing Company
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: