Dica do Thiago Camargo, o projeto onesocialweb pretende definir uma linguagem que sirva de ponte para integrar as diversas redes sociais fazendo com que elas trabalhem de forma similar aos e-mails.

A idéia do projeto é permitir que usuários de diferentes redes sociais possam interagir e se comunicar de maneira transparente (de forma similar ao que já ocorre com os serviços de mensagem instantânea baseados em XMPP), sem a necessidade de que cada usuário tenha de ter obrigatoriamente uma conta em cada rede.

A boa notícia é que, devido a sua flexibilidade, o protocolo XMPP foi escolhido como engine para tal integração (leia sobre as razões da escolha do protocolo aqui). Com isso, é possível que em breve já seja possível encontrar plugins do onesocialweb para os principais servidores XMPP do mercado.

Uma iniciativa do grupo Vodafone, o onesocialweb está em pleno desenvolvimento e já pode ser testado A versão 0.6 lançada há pouco mais de um mês possui um plugin para Openfire que pode ser baixado e instalado pelo console web. O roadmap promete várias novidades para as próximas versões e os desenvolvedores estão em contato com a principais redes sociais para identificar o que precisa ser implementado.

Também está disponível um cliente de linha de comando para testar o plugin Openfire e um cliente web. Além disso, uma versão para Android deve ser lançada em breve.

O download dos clientes e plugins pode ser feito nesse link. Mas ATENÇÃO: as versões lançadas são para uso de desenvolvedores e testadores, pois nenhuma versão ainda foi liberada para usuários finais.

Veja um screenshot do cliente web:

Se você é administrador Openfire, instale o plugin já e ajude a testar e aprimorar o onesocialweb. Participe, comente, dê sugestões, envie seu feedback e ajude a criar mais um grande projeto baseado em XMPP.

UPDATE 05/06/2010: uma versão alpha do cliente foi liberada para Android. Saiba mais e faça o download aqui.
onesocialweb – Redes sociais abertas e integradas com XMPP
  • Roberto Scudeller

    Esse sim é um projeto que poderia ajudar as empresas a permitirem o acesso as redes sociais para seus usuários e mesmo assim ainda gerenciar a partir de um único ponto da rede. Valeu pela dica!

Plugin for Social Media by Acurax Wordpress Design Studio
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: