Há tempos venho acompanhando o desenvolvimento do servidor XMPP ejabberd da ProcessOne e tenho percebido que o mesmo tem passado por uma grande evolução nos últimos meses.

Como sysadmin de Openfire, nunca achei tempo (nem disposição) pra me dedicar a esse outro servidor, que foi responsável por manter o serviço jabber.org em funcionamento até dezembro passado.

É preciso lembrar que o Openfire tem muitos recursos e plugins interessantes e uma interface de administração web clara e simples, o que permite que ele possa ser gerenciado pelo usuário final (tornando o sysadmin dispensável na maioria dos casos). Tal facilidade não existe no ejabberd (pelo menos ainda) e isso foi um dos pontos que fez com que eu não desse a atenção devida ao mesmo. Confesso que cheguei a tentar usar a versão 1.X, mas os recursos do Openfire na época eram muito superiores.

Mas as coisas mudam: devido ao pleno desenvolvimento e a grande quantidade de novos recursos sendo implementado no ejabberd (por exemplo, Servidor e cliente Wave e suporte a Jingle Nodes) e também devido a não continuidade do desenvolvimento do Openfire, resolvi que está na hora de dedicar mais tempo para conhecer e utilizar o ejabberd.

Assim, para dar um start nos trabalhos e também atender a necessidade de outros administradores, a lista de e-mails ejabberd-BR foi criada, juntamente com a comunidade de mesmo nome.

Se você já é sysadmin do ejabberd ou se tem interesse em testar e utilizar o servidor, assine já a lista de e-mail e inscreva-se também na comunidade.

Aguardo você lá.

Criada a lista de e-mails ejabberd-BR
Floating Social Media Icons by Acurax Wordpress Designers
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: