A Ignite Realtime anunciou dias atrás que o servidor Openfire Enterprise será lançado em breve como Open Source.

Hoje foram divulgadas novas informações. Sabe-se agora que a transição será efetuada em duas etapas, sendo que a previsão de lançamento da primeira etapa é o dia 27 de abril. Além disso a maioria das funcionalidades do Enterprise será migrada em forma de plugins.

Entre os recursos dessa primeira etapa temos:

  • Plugin de Relatórios e registro de conversas – algo que é muito procurado pelos administradores desse servidor e que finalmente vai estar disponível em plugin desenvolvido pela própria empresa (espero que seja melhor que os plugins de terceiros existentes hoje).
  • SparkWeb – O cliente SparkWeb será lançada como um projeto separado e não um plugin e será também disponibilizado nessa etapa.
  • Plugin de controle de cliente – a habilidade de gerenciar clientes será disponibilizada como um plugin.
  • Plugin fastpath – A aplicação Fastpath será composta de um plugin Openfire e um plugin WebChat. O plugin webchat.war pode ser distribuído como um plugin Openfire ou pode ser distribuído como um plugin para o servidor de aplicação (ex: Tomcat) de sua preferência.

A segunda etapa desse projeto (ainda sem data previsata) irá incluir:

  • Relatórios e registro de conversas – A partir da segunda etapa, esses recursos serão incorporados ao servidor sem a necessidade de uso de plugins.

Realmente o que vai fazer falta aí será o recurso de clustering, mas a solução adotada pelo Openfire usa um produto comercial e não poderá ser disponibilidade como Open Source.

Quer saber mais sobre essa notícia. Leia aqui.

Openfire Enterprise será Open Source
  • Que notícia linda e maravilhosa! Acrescentará um passo enorme no uso do protocolo XMPP.Principalmente na empresa que trabalho em que necessitamos de um cliente web de qualidade.

Animated Social Media Icons by Acurax Responsive Web Designing Company
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: