A nova versão do ClamAV 0.96, que ainda está em desenvolvimento, traz um novo recurso: a geração de estatísticas de malwares detectados, que podem ser acessadas tanto via web quanto via RSS.

O Personal Stats pode ser descrito como um Malware Statistics pessoal, que exibe dados somente de seu(s) servidor(es). A implementação do recurso é bastante simples, mas na minha opinião o Personal Stats peca em alguns aspectos:

  • Em primeiro lugar, os dados estatísticos ficam em um servidor disponibilizado pelo projeto ClamAV. Acho fundamental existir a possibilidade de ter o recurso internalizado, nem que para isso seja necessário instalar um Apache, um DB MySQL/PostgreSQL e outras ferramentas. Não sou favorável ao armazenamento de dados (principalmente de clientes) em servidores de terceiros (leia esse post). Mas como os dados estatísticos enviados não são informações sensíveis (e muitos antivírus e outros servidores já enviam tais dados de forma anônima), isso não chega a ser um impeditivo para o uso do ferramenta (em muitos casos, usar os servidores do projeto pode ser até um estímulo, se o interessado não tiver como disponibilizar a estrutura necessária).
  • Outro ponto que achei inconveniente foi o processo de criação da conta para cadastro e visualização das estatísticas de seus hosts, pois se faz necessário o uso de um provedor Open ID. O Open ID é uma ótima forma de autenticação, mas para o uso no meio corporativo me parece que seria mais adequado o uso da velha e boa dupla usuário/senha.
Tirando as questões acima, o novo recurso parece muito interessante. Se você quiser testá-lo, baixe a versão 0.96 (lembrando que a mesma ainda é um release candidate) e siga as instruções de configuração do Personal Stats.

Ah, e depois de usar o mesmo não deixe de postar seus comentários aqui.

Nova versão do ClamAV tem recurso de geração de estatísticas
  • Anonymous

    Absurdo essa historia de acabar com as versoes antigas. Tive problemas em 2 servidores, e por sorte consegui alterar outros 3 antes que eles parassem. <br />Péssima postura…

  • Concordo com você que é algo pouco simpático, no entanto isso foi divulgado com 6 meses de antecedência e vários boletins periódicos foram enviados para lembrar da situação.<br /><br />[]s

Social Media Icons Powered by Acurax Web Design Company
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: