Um dos problemas com mp3 é que às vezes queremos fazer um CD ou mesmo colocar vários arquivos em um player e eles tem volumes diferentes, o que é bastante desagradável, pois nos obriga a ficar ajustando o mesmo constantemente.

Para resolver isso, podemos normalizar os arquivos. Mas o que é normalizar os arquivos ? Basicamente é uma forma de deixar os arquivos todos em um volume similar, evitando a necessidade de estar toda hora ajustando o volume na hora de escutá-los.

Para realizar essa tarefa, existe no Linux um software chamado normalize-audio.

Com o normalize-audio é possível pegar vários arquivos e normalizá-los todos de uma só vez.

Como fazer ?

Vou explicar da forma mais básica, mas se você quiser saber mais leia o manual do software, pois ele tem vários outros recursos. Entre na pasta onde estão os arquivos que você quer normalizar e rode o comando:
normalize-audio -a -v *

Com esse comando, todos arquivos serão normalizados na amplitude padrão, o que já é bem interessante.

O normalize-audio na realidade seta um volume relativo de ajuste nas tags ID3 dos mp3, que depois é lido pelos players. Por padrão ele trabalha com a ID3v2.4. Infelizmente muitos players ainda não lêem esse formato, o que pode fazer que o ajuste não funcione. Se for seu caso, existe um parâmetro chamado –id3-compat que pode resolver a questão. É preciso testar para ver qual vai atender a demanda do player.

Tirando essa questão (que será resolvida conforme os players forem se adequando aos padrões), o normalize-audio é uma ferramenta prática e simples que vai tornar muito mais agrádavel escutar seus arquivos mp3, seja no computador ou seja em seu player.

UPDATE (30/11): A saber: o normalize-audio é a ferramenta de normalização usada pelo K3B.

Normalizando arquivos mp3 no Linux
  • Fera heim cara.. essa foi boa, tava precisando disso, parabéns!!!!

  • Na verdade os volume originais do arquivo serão mantidos e apenas sera feita uma regulagem via ID3não é? então poderei voltar ao volume anterior se por algum motivo eu precisar? não afetara outras informações contidas nas tag como líricos.. isso é importante pois a maioria dos meus mp3 tem lirico perder isso seria perder 3 anos de trabalho consecutivos…

  • O manual do software diz que ele só irá alterar as tags de ajuste de volume.<BR/><BR/>Como eu não tenho essas tags de lyrics nos meus mp3 eu não sei te dizer se ele pode corromper algo, mas eu creio que não.<BR/><BR/>O interessante seria pegar alguns arquivos, copiar para outro local e rodar o comando para garantir.<BR/><BR/>Depois posta aí pra gente como ficou 🙂

  • Uma outra alternativa é usar o mp3gain:<BR/><BR/>find . -print -exec mp3gain -r -c {} ;<BR/><BR/>Havia postado no meu blog o uso com mp3gain, não conhecia essa outra:<BR/><BR/>http://jczucco.blogspot.com/2007/05/normalizando-com-mp3gain.html

  • Jerônimo, ótima dica.<BR/><BR/>Vou testar assim também.

Social Network Widget by Acurax Small Business Website Designers
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: