Há muito tempo espera-se que o protocolo Jingle seja a solução para comunicação internet P2P (mais especificamente, leia-se VoIP). Infelizmente, nada muito concreto e inovador foi implementado ao longo dos anos que fizesse com que o Jingle decolasse. Alguns clientes e softwares bastante utilizados até suportam o protocolo (como o Pidgin, Asterisk e inclusive o Google Talk), mas o uso em massa (como no caso do Skype) nunca foi alcançado.
Depois de anos sem evolução, eis que surge uma nova idéia, idealizada por Thiago Camargo, que parece ser a solução para disseminação do Jingle: trata-se do Jingle Nodes. O Jingle Nodes, que ainda é uma XEP proposta (leia a mesma aqui), promete ser a nova sensação da comunicação via internet, pois permite transformar qualquer cliente XMPP em um nó público, estendendo assim a rede P2P a qualquer usuário (no melhor estilo P2P dos compartilhadores de arquivos) que pode determinar como e com quem irá compartilhar o recurso, o que não acontece por exemplo com a rede Skype. Além disso, por ser um protocolo aberto, ele pode ser estendido e melhorado pela própria comunidade, o que permite uma maior velocidade na evolução do mesmo.

E a boa notícia é que após meses de desenvolvimento, os primeiros servidores com suporte ao Jingle Nodes começam a aparecer. Como o ejabberd já suporta Jingle Nodes, a ProcessOne disponibilizou o primeiro servidor com suporte a nova feature: o talkr.IM. E tem mais: ainda em fase de desenvolvimento, um cliente para uso do Jingle Nodes (que nada mais é do que um addon para o Firefox) já está em sua versão beta e deve ser lançado no futuro próximo.

Além disso, para os administradores do Openfire, um boa notícia também está no ar: um plugin para esse servidor também está em desenvolvimento e deve ser disponibilizado em alguns meses.

Ou seja, nem bem começou o ano (afinal o Carnaval recém acabou) e já temos grandes promessas e expectativas para 2010, que pode vir a ser o ano do VoIP P2P Open Source.

É esperar pra ver…

Jingle Nodes – o substituto Open Source do Skype ?
Floating Social Media Icons by Acurax Wordpress Designers
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: