Uma das coisas que faltava no Mundo Open Source era um servidor XMPP próprio, que permitisse a realização de testes e também pudesse aproximar os leitores do blog otimizando a comunicação comigo e com os demais participantes, ainda mais depois do fim do Google Talk e do seu tão útil widget de chat.

Bom, como já havia anteriormente comentado estou testando as últimas versões de alguns softwares (Openfire, Asterisk, etc…) e avaliando como tirar o máximo deles. E um dos primeiros recursos que  decidi experimentar foi implementar um chat online, via browser, específico para o site.

Tudo bem, sei que existem outras ferramentas para isso (Skype, IRC, Hangout, etc…) que funcionam muito bem e que estão aí para serem usadas, mas como o objetivo do blog é testar novos recursos e funcionalidades que possam ser utilizados pelo leitores em seu dia a dia, certamente esta é uma demanda útil, especialmente nas empresas que não permitem o uso de outros mensageiros instantâneos além do seu mensageiro interno padrão (normalmente algum servidor XMPP).

Instalar e configurar o  Openfire já é uma tarefa cotidiana. A maior “dificuldade” foi encontrar algum biblioteca ou widget que me permitisse adicionar o chat ao blog. Após várias pesquisas e avaliações optei pelo Converse.js, que se mostrou bem simples e interessante. O mesmo está em pleno desenvolvimento, e, inicialmente, decidi adotá-lo “as is”, assim ainda não fiz qualquer alteração no código padrão, o que obriga o usuário a ter que autenticar no web client do Mundo Open Source para poder entrar na sala de conferência.

Isso não será assim por muito tempo, pois pretendo alterar o código para adaptar-se ao site, mas para não atrasar os testes (e como isso faz parte do teste) implementei o recurso desta forma.

Gostaria então de já poder contar com a colaboração dos leitores e convidá-los a visitar e acessar a sala de conferência para que possamos interagir e trocar ideias sobre XMPP, Asterisk, VoIP e o que mais possa ser interessante no mundo do software livre e do open source.

Fica então o convite. Aguardo vocês no chat, onde tentarei ficar online de segunda a sexta das 9 às 18 horas.

Nos vemos lá!!!

 

PS: funciona com Chrome, mas espero que seja compatível com os outros navegadores também.

Chat online no Mundo Open Source
Classificado como:                
  • Maxwelber Nascimento

    Parabéns pela iniciativa, já acompanho o blog alguém tempo, a cada dia esta ficando muito mais interessante e com informação de extrema importância.

Animated Social Media Icons by Acurax Responsive Web Designing Company
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: