Tenho de confessar que fui pego de surpresa hoje com o anúncio da versão 5.0.0 do Bacula. Sinceramente achei que tinha lido errado, mas então veio a explicação, no anúncio de Kern Sibbald:
“Você deve estar imaginando porque essa versão pula da 3.0.X para a 5.00, omitindo a versão 4.0.0. Nós fizemos isso por várias razões: primeiro, nós queríamos uma maneira de distinguir o sistema de numeração da versão Bacula System Enterprise da versão do projeto Bacula. Para isso, decidimos que o primeiro número da versão do projeto Bacula será sempre ímpar, e o da versão Enterprise será sempre par. Consequentemente, o projeto Bacula está indo da versão 3.0.X diretamente para a versão 5.0.X. Além disso, nós queremos manter a numeração da versão do projeto Bacula superior a versão da Enterprise para indicar que o projeto Bacula é mais avançado ou tem mais features que o Enterprise. Só para lembrar, a versão Enterprise corrente é a 2.6.1 e a próxima versão (a ser lançado em alguns meses, antes de junho de 2010) será a versão 4.0.0.”
De posse dessas informações, e já que eu não havia lido errado e também não se tratava de um fake resolvi obter mais informações sobre a nova versão da ferramenta, que além de inúmeros bugfixes traz vários novos recursos e melhorias, que prometem otimizar e tornar o Bacula um software ainda mais eficiente.
Segue (em inglês) a lista de melhorias (os cinco primeiros itens fazem parte das features mais votadas na pesquisa do ano passado). Além disso, uma lista completa dos novos recursos pode ser lida aqui.
- Truncate volume after purge (item 5)
- File Deduplication using Base Jobs (item 6)
- Restore from Multiple Storage Daemons (item 10)
- AllowCompression per Device (item 11)
- Add Maximum Concurent Jobs for Devices to balance load between drives (item 23)
- Add Accurate Fileset Options to configure accurate detection. Can use checksum verification for example.
- Allow FD to keep root read but drop write permission (CAP)
- Secure handling of passwords for catalog backup
- Add Tab-completion for Bconsole when using Readline
- Add Bvfs API to query the catalog without building a memory tree
- Add new speed test to btape program
- Add new Bat screens (Autochanger content, Job view, Media view, …)
- Windows version of Bat
- Added Spanish Bacula translation
- New bconsole -u nnn option to have timeout on commands
- Allow Migrate, Copy, and Virtual Full to read and write to the same Pool
- show disabled — shows disabled Jobs
- Add Pool File and Job retention periods (take precedence over Client)
- Many ACL improvements
- Level added to FD status Job entry
- Allow turning on/off Block Checksum per device
- Set Device Poll interval to 5 minutes — previously did not poll
- Implement lock manager with bad order protection
Como sempre, é preciso atualizar tanto o Director daemon como o Storage daemon. E como você só pode rodar uma versão de Bacula por computador, se precisar usar o File daemon é preciso atualizá-lo também.
Os File daemons das versões 3.0.X e possivelmente das versões 2.4.X são compatíveis com os daemons Director e Storage da versão 5.0.0, assim não é preciso atualizar seus File daemons imediatamente. Contudo a atualização dos mesmos é recomendada assim que possível.
Já com relação ao banco de dados, foi desenvolvido um novo formato de catálogo, que poderá ser atualizado por scripts caso você já rode o Bacula 3.0.X. Caso você uma versão mais antiga, será necessário antes migrá-lo para a versão anterior.
Informações mais precisas sobre a atualização poderão serem obtidas da documentação que acompanha os fontes. Mais informações sobre a nova versão também podem ser obtidas no site do projeto.
Está esperando o que ? Atualize seu Bacula e não deixe de postar seus comentários aqui no blog. 🙂