Quem compra algum modelo de impressora fiscal Bematech que vem com USB (ex: MP3000) e tenta usar no Linux já deve ter percebido que não consegue fazer o software dela funcionar, apesar da mesma ser reconhecida normalmente pelo SO.

Pois é: realmente a aplicação fornecida pelo fabricante (bematech.out) não funciona se a impressora for ligada via USB no Linux.

O problema se dá pela seguinte razão: a impressora ao ser plugada no Linux via USB emula uma porta paralela e o software fornecido só trabalha com portas seriais.

Ao plugar a mesma num Ubuntu é criado automaticamente um /dev/usblp0. Configurando o software da impressora para mapear a porta usando esse device, ao tentarmos rodar o mesmo ele informa que houve problema com a porta serial. Foi percebido após alguns debugs que o software usa ioctl (que só funciona com portas seriais), e isso acaba causando o erro.

Em contato com o suporte da fabricante, a informação é de que realmente a impressora não funciona no Linux se plugada na porta USB, mas existe um projeto para desenvolver um software compatível que não tem ainda nem previsão de início, quanto mais de release.

E por enquanto o jeito mesmo é usar a boa e velha porta serial…

PS: se você desenvolver um software para isso, por favor depois poste aqui o link para os sources. 😉

Usando impressoras fiscais Bematech no Linux via USB
  • Não acredito que seja o caso de "doar para a comunidade uma solução" mas de "negociar com a empresa desenvolvedora uma participação". Digo isso porque vejo que o esforço do desenvolvedor deva ser recompensado (se não me engano tem até evento do google que trata do assunto).<BR/><BR/>Fica a dúvida, qual o limite entre "ajudar uma comunidade desassistida" e "doar um lucro fenomenal a uma empresa

  • Entendo tua posição, mas por outro lado se sempre fossemos pensar assim não teríamos grandes projetos livres como Apache, Samba e o próprio Linux.<BR/><BR/>Mas realmente, cabe a quem desenvolver a solução optar por licenciar a mesma como achar melhor.

  • Anonymous

    Eu vou de serial mesmo …

  • Talvez seja desinformacao do revendedor local, mas… O que me passaram quando da vontade de utilizar Impressora Fiscal eh que a conexao via USB ainda nao esta aprovada pela fiscalizacao. Entao meu cliente continua pendurado com varios dispositivos em seriais. A situacao ocorre aqui no RS.

  • Na realidade a informação que passei veio do suporte técnico da Bematech.<BR/><BR/>Vou me informar sobre essa questão legal também. Obrigado.

  • RICARDO REIS

    A informação que obtive pelo suporte da Bematech é que eles não fornecem o suporte para impressora fiscal usando S.O. Linux.

  • Lamentável.<br /><br />A posição deles em 2007 era muito mais flexível e adequada ao mercado.<br /><br />Sem comentários…<br /><br />[]s

Social Network Widget by Acurax Small Business Website Designers
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: