Estou de férias. 😀

Os últimos dias foram tão corridos, que ainda não tinha tido tempo nem paciência para postar sobre o fisl 11 e sobre algumas coisas interessantes do evento.

Diferente das últimas 5 edições, só estive no evento no sábado, mas foi possível rever muita gente e ter muitas conversas legais. Como estive por lá somente um dia acabei me focando em dois assuntos mais específicos: XMPP e Postfix.

Para quem não sabe, nessa edição do fisl contamos com a presença de dois importantes desenvolvedores de projetos XMPP: Thiago Camargo, criador do Jingle Nodes e Guus Der Kinderen, desenvolvedor do Openfire.

Contamos também com a presença do criador do Postfix, Wietse Venema e de um dos desenvolvedores do Dspam, Ion Mihai Tectu (que também é desenvolvedor do FreeBSD e atua hoje na coleção de ports do sistema, sendo um dos committers mais ativos da atualidade).

XMPP

Passei grande parte do dia e da noite de sábado com Thiago e Guus (que foram devidamente apresentados ao nosso tradicional chimarrão).


Em nossas conversas fiquei sabendo de duas novidades muito interessantes:

  • A nova versão do Openfire (3.7.0) deve ser lançada em aproximadamente um mês. A Jive já disponibilizou o novo hardware prometido e a versão beta já está sendo usada inclusive pelo projeto Redfire (aguardem novo post nos próximos dias).
  • Já existe um plugin Jingle Nodes para o Openfire. O código fonte já está commitado e em breve os binários estarão disponíveis para quem quiser testar o recurso. Assim que tiver mais notícias sobre isso tratarei novamente desse assunto.
Postfix e a Arena de Programação

A Arena de Programação desse ano tinha como objetivo criar um analisador de logs para o Postfix. Já havíamos iniciado um projeto similar com o post-la-ng, mas o mesmo acabou ficando meio parado devido a falta de tempo dos envolvidos.

Com a presença de Wietse Venema no evento, a idéia de desenvolver uma ferramenta de análise de logs do Postfix pareceu algo muito promissor. Diferente do post-la-ng, que pretendia somente exibir informações sobre as mensagens enviadas/recebidas, o novo analisador de logs deveria conseguir demonstrar toda a “vida” da mensagem, desde sua chegada ao servidor até sua entrega (na caixa do usuário ou no servidor externo do destinatário) e/ou rejeição, incluindo sua passagem por content filters e demais módulos existentes.

Para coordenar a Arena, Reinaldo de Carvalho (moderador da lista Postfix-BR e criador do Korreio) foi convidado. Além disso o próprio Wietse Venema foi consultado durante a apresentação inicial do projeto.

A participação de Wietse Venema foi muito bacana. Além de dissertar sobre o Postfix para os participantes da Arena, ele achou o projeto tão interessante que acabou desenvolvendo in loco um patch para o Postfix para auxiliar na obtenção dos dados necessários. Poder contar com a ajuda do criador do software foi algo realmente incrível.

Enfim, depois de 2 dias de intensa programação, nasceu o DALAS. O DALAS, na minha opinião, pode ser considerado um marco na Arena de Programação do fisl, que pela primeira vez em sua curta história terminou deixando como legado um software que já pode ser utilizado no “mundo real”.

Obviamente o DALAS ainda tem muito o que evoluir e ainda há muito a ser desenvolvido (afinal foram apenas 2 dias de trabalho, executados por cinco desenvolvedores, que inicialmente não sabiam do que se tratava o desafio da Arena), pois nessa primeira versão consegue analisar somente os logs do Postfix.

Em breve a página do projeto será criada, bem como uma mailing list. Novos desenvolvedores serão muito bem vindos e gostaria de incentivar todos interessados a participarem ativamente. Além disso, todos os criadores do projeto estão comprometidos em darem continuidade ao mesmo, o que é muito importante, principalmente no período de start de uma nova ferramenta FLOSS.


Quero deixar aqui meus PARABÉNS aos participantes da Arena de Programação do fisl 11 pelo seu empenho e trabalho colaborativo que gerou frutos promissores. Para os administradores de sistemas Postfix, poder contar com o DALAS será algo muito valioso e útil.

fisl 12

Para o fisl 12 ficaram algumas lições e ideias bem interessantes. Nos próximos posts pretendo levantar algumas questões e espero poder contar com a colaboração dos leitores e da comunidade FLOSS brasileira em geral no desenvolvimento de tais ideias.

Resumão do fisl 11
  • Anonymous

    Excelente noticias e ótimo post!

Animated Social Media Icons by Acurax Responsive Web Designing Company
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: