Quem lê meu blog sabe que sou sysadmin e um grande entusiasta do servidor XMPP Openfire. Além disso, sabe também da minha preocupação com o “abandono” do projeto, que não recebe uma nova versão desde maio de 2009.

Tal preocupação já me fez considerar até abandonar o uso do Openfire e passar a utilizar (em novas instalações) o servidor XMPP ejabberd. Já criei inclusive a lista de e-mails ejabberd-BR.

Pois bem. Ontem conversei com Guus der Kinderen, um dos desenvolvedores do servidor XMPP Openfire e obtive boas notícias sobre o software: para quem ainda não sabe, a Jive Software, criadora original do projeto (que já se chamou Jive Messenger, Wildfire e por fim Openfire) não contribui mais ativamente no desenvolvimento do mesmo. Dessa forma, o projeto ficou dependendo exclusivamente da comunidade (atualmente são 3 desenvolvedores) o que causou a impressão de abandono. Segundo Guus, o desenvolvimento do Openfire está mais lento mas nunca parou, o que já é uma boa notícia.

Mas a grande notícia mesmo é: a Jive Software vai patrocinar um novo hardware para a comunidade IgniteRealtime e, depois que a nova plataforma estiver disponível, o Openfire 3.7.0 será lançado.

O Openfire 3.7.0 trará uma série de correções e alguns novos recursos (veja a lista completa do desenvolvimento aqui) mas é bom não esperar por grandes novidades e avanços. Os desenvolvedores estão dando prioridade a solução de problemas nessa nova versão.

Questionei Guus sobre uma possível data de lançamento ou a disponibilidade de um roadmap, mas ele disse que não teria como me dar tais informações já que eles ainda estão aguardando que o novo hardware seja disponibilizado. Também perguntei a ele sobre o suporte a múltiplos domínios (algo que estava previsto no roadmap há tempos) e ele me informou que isso não deve ser desenvolvido (pelo menos tão cedo) devido a grande dificuldade de implementação no projeto atual.

Enfim, algumas boas notícias para os sysadmins que, assim como eu, estavam se achando abandonados pelo projeto. Aliando tais notícias ao onesocialweb e outros projetos que ainda podem acontecer (alguém que programe em Java não quer desenvolver um plugin do Jingle Nodes ? – me contatem) a sensação que fica é de que o Openfire ainda tem muito a oferecer.

PS: ainda acho uma boa idéia testar e utilizar o servidor XMPP ejabberd pois o mesmo é muito estável e tem muita coisa para oferecer. Além disso, me parece um ótimo servidor para ambientes com grande número de usuários simultâneos (caso do Jabber.org, por exemplo).

PS2: estamos tentando trazer o Guus para falar sobre Openfire no FISL 11. Se a vinda dele for confirmada posto aqui no blog.

UPDATE 1: dica do Luiz Angelo Daros de Luca na lista Openfire-BR: ferramentas para migração do Openfire para o ejabberd. Obrigado pela dica Luiz.
Nova versão do Openfire será lançada em breve
Animated Social Media Icons by Acurax Wordpress Development Company
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterCheck Our FeedVisit Us On Linkedin