Quem lê meu blog sabe que sou sysadmin e um grande entusiasta do servidor XMPP Openfire. Além disso, sabe também da minha preocupação com o “abandono” do projeto, que não recebe uma nova versão desde maio de 2009.

Tal preocupação já me fez considerar até abandonar o uso do Openfire e passar a utilizar (em novas instalações) o servidor XMPP ejabberd. Já criei inclusive a lista de e-mails ejabberd-BR.

Pois bem. Ontem conversei com Guus der Kinderen, um dos desenvolvedores do servidor XMPP Openfire e obtive boas notícias sobre o software: para quem ainda não sabe, a Jive Software, criadora original do projeto (que já se chamou Jive Messenger, Wildfire e por fim Openfire) não contribui mais ativamente no desenvolvimento do mesmo. Dessa forma, o projeto ficou dependendo exclusivamente da comunidade (atualmente são 3 desenvolvedores) o que causou a impressão de abandono. Segundo Guus, o desenvolvimento do Openfire está mais lento mas nunca parou, o que já é uma boa notícia.

Mas a grande notícia mesmo é: a Jive Software vai patrocinar um novo hardware para a comunidade IgniteRealtime e, depois que a nova plataforma estiver disponível, o Openfire 3.7.0 será lançado.

O Openfire 3.7.0 trará uma série de correções e alguns novos recursos (veja a lista completa do desenvolvimento aqui) mas é bom não esperar por grandes novidades e avanços. Os desenvolvedores estão dando prioridade a solução de problemas nessa nova versão.

Questionei Guus sobre uma possível data de lançamento ou a disponibilidade de um roadmap, mas ele disse que não teria como me dar tais informações já que eles ainda estão aguardando que o novo hardware seja disponibilizado. Também perguntei a ele sobre o suporte a múltiplos domínios (algo que estava previsto no roadmap há tempos) e ele me informou que isso não deve ser desenvolvido (pelo menos tão cedo) devido a grande dificuldade de implementação no projeto atual.

Enfim, algumas boas notícias para os sysadmins que, assim como eu, estavam se achando abandonados pelo projeto. Aliando tais notícias ao onesocialweb e outros projetos que ainda podem acontecer (alguém que programe em Java não quer desenvolver um plugin do Jingle Nodes ? – me contatem) a sensação que fica é de que o Openfire ainda tem muito a oferecer.

PS: ainda acho uma boa idéia testar e utilizar o servidor XMPP ejabberd pois o mesmo é muito estável e tem muita coisa para oferecer. Além disso, me parece um ótimo servidor para ambientes com grande número de usuários simultâneos (caso do Jabber.org, por exemplo).

PS2: estamos tentando trazer o Guus para falar sobre Openfire no FISL 11. Se a vinda dele for confirmada posto aqui no blog.

UPDATE 1: dica do Luiz Angelo Daros de Luca na lista Openfire-BR: ferramentas para migração do Openfire para o ejabberd. Obrigado pela dica Luiz.
Nova versão do Openfire será lançada em breve
Animated Social Media Icons by Acurax Wordpress Development Company
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
%d blogueiros gostam disto: