Para os sysadmins que ainda tem dúvidas se é seguro migrar o Bacula 2.4.X ou 3.X para a versão 5.0.X, fica a nota: realizei uma migração semana passada e tudo ocorreu de forma muito tranquila. Segue o passo a passo da operação:

  • Em um novo servidor, baixei os fontes do Bacula 5.0.2.
  • Compilei e instalei o software.
  • Fiz uma cópia do DB MySQL antigo chamado bacula para um outro DB MySQL com o nome de bacula5 (esse procedimento pode ser realizado rapidamente com o uso do phpMyAdmin) .
  • Editei o script de atualização updatedb/update_mysql_tables_10_to_11, alterando a variável db_name para bacula5. Esse passo foi necessário para garantir que o novo banco (bacula5) fosse atualizado.Rodei então o script para migrar o banco de dados da versão 10 (Bacula 2.4.X) para a versão 11 (Bacula 3.X). Se você usa a versão 3.X não é necessário realizar esse procedimento.
  • Realizei alteração similar no script de atualização src/cats/update_bacula_tables e depois rodei o mesmo para migrar da versão 11 para a versão 12 (Bacula 5.0.X).
  • Copiei os initscripts e também os arquivos de configuração do Bacula 2.4.X e iniciei o Bacula 5 com sucesso.

O Bacula 5 está rodando perfeitamente e vários backups já foram realizados. Além disso, não foi preciso atualizar os clientes (bacula-fd), pois todos servidores continuaram usando a versão antiga sem problemas.

Obviamente, devido a abordagem aplicada, ainda não estou utilizando nenhum recurso novo da versão 5 (e nem da 3), mas isso ficou para uma segunda etapa, já que o objetivo inicial, que era atualizar o software mantendo o serviço funcional, foi realizado com êxito.

Se você ainda tinha algum receio sobre a atualização, creio não haver razão para isso. Obviamente, a realização de um backup dos dados e configurações (mesmo que seja um simples .tar.gz) sempre é recomendado.

PS: ainda não efetuei nenhum restore dos dados. Realizarei tal tarefa na semana que vem, mas não vejo motivos para não funcionar.

UPDATE 31/05/10: com a operação não foi mais possível referir-se aos volumes no bconsole usando o MediaID. Agora, só é possível manipulá-los volumes usando o VolumeName.

UPDATE 13/03/12: para referir-se aos volumes, pode-se utilizar (além do VolumeName) o *MediaID (atenção especial ao * antes do ID da mídia).

Migração do Bacula 2.4.X para 5.0.2
Animated Social Media Icons by Acurax Wordpress Development Company
Visit Us On FacebookVisit Us On TwitterCheck Our FeedVisit Us On Linkedin